Nesses locais são utilizados equipamentos de precisão que atuam em áreas onde a manutenção das condições de temperatura e umidade relativa são fundamentais para a operação dos equipamentos.
São utilizados equipamentos desenvolvidos especificamente para este tipo de aplicação, sendo testados e garantidos pelos fabricantes. Assim é realizado um elevado grau de precisão no controle das condições de temperatura e umidade do ambiente atendido, com alto fator de calor sensível. O funcionamento dos mesmos é contínuo: operando todos os meses do ano, contando com um sistema eletrônico de controle embarcado, específico para este fim.
Os equipamentos possuem taxa de calor sensível (SHR) maior ou igual a 0,90, insuflamento por cima (upflow) ou por baixo (downflow), com retorno dutado pela frente através de grelhas de retorno.
Os condicionadores de precisão apresentam as seguintes características especiais:
Mancais de rolamento com vida útil mínima de 100.000 horas;
Conjunto mecânico motor / transmissão dimensionado com fator de segurança de pelo menos 2,0;
Sistema de transmissão duplo, de modo que mesmo em caso de rompimento de uma das correias a operação dos ventiladores não seja afetada;
Serpentinas especialmente dimensionadas para a operação em sistemas com elevado fator de calor sensível;
Sistema de umidificação tipo “infra-vermelho”, com lâmpadas de quartzo de alta intensidade;
O condensador é do tipo aletado, com tubos de cobre e aletas de alumínio, projetado de modo a ter incorporado no mesmo, um circuito para sub resfriamento do refrigerante.
Possuem o gabinete da unidade condensadora remoto da unidade evaporadora, de construção robusta, apropriado para instalação ao tempo, construído em perfis de chapa de aço fosfatizadas dobradas, com prévio tratamento anticorrosivo e pintura de acabamento em primer e esmalte sintético de alta resistência, aplicada pelo processo eletrostático, num mínimo de duas demãos de cada.
São dotados de ventiladores axiais localizados na parte superior da unidade, deforma a promover a circulação do ar através da serpentina de resfriamento do fluido refrigerante. Os ventiladores são de baixo nível de ruído, ou seja, um nível de potência sonora máxima (Sound Power Level) inferior a 85 dB(A), medida a 1,0metro do equipamento, de acordo com o indicado pela ARI 575-95 (ou sua versão mais recente).
Algumas obras realizadas com essa solução:
Scopus – TI Bradesco – SP;
CPD Pirelli Santo André – SP.