Acompanhe em nossas redes sociais





Centrais de expansão indireta




São equipamentos que utilizam da água como fluído refrigerante. Está que será obtida em unidades de produção de água gelada/quente com condensação a ar, denominadas chiller. O equipamento é dimensionado em função da potência térmica total a instalar, para um total de 100% das cargas totais corrigidas. Ao chiller estarão associadas bombas de circulação, estando considerados circuitos reservas e ativos.

A partir dos coletores, a água refrigerada necessária aos diversos sistemas a implementar será distribuída a 7 °C e recolhida a 12°C (t = 5°C), em modo de arrefecimento, e distribuída a 45 °C e recolhida a 40°C (t = 5°C), em modo de aquecimento.

Bombas de água são utilizadas para uso geral, no bombeamento de água e líquidos limpos ou turvos, no abastecimento de água na indústria, serviços públicos, lavouras e uso em geral. Recomendadas, também, nos serviços de irrigação, drenagem e combate a incêndio, circulação de água de resfriamento e de condensados, em instalações prediais e de ar condicionado.

Caso o equipamento seja um chiller com condensação a água, se faz necessário o uso de torres de resfriamento. A torre de resfriamento (circuito aberto) é um equipamento que resfria a água industrial por meio do ar. Com construção em módulos de fibra de vidro, é fácil de montar, transportar e manter e possuem menor consumo de energia e menores índices de corrosão.

Assim são alimentados equipamentos do tipo Fancoils e Fancoletes que se assemelham aos splits system e centrais de expansão direta, porém possuem o chiller como sua "unidade condensadora".

Algumas obras realizadas com essa solução:

  • Notre Dame Intermédica – Hospital Rebouças - SP;
  • Notre Dame Intermédica – Hospital Salvalus – SP – Diversos Andares;
  • Bradesco – Prédio Rubi - SP;
  • Sanko Espumas – Fábrica – SP;
  • Itaú Shopping Tucuruvi – SP.

  •